Transplante Capilar

A cirurgia de transplante capilar é um procedimento em que o cabelo é removido da parte posterior e lateral do couro cabeludo, onde o cabelo é permanente (área doadora) para áreas calvas na parte frontal, superior ou coroa do couro cabeludo (zona receptora). Uma vez transplantado o cabelo vai continuar a crescer por toda vida do paciente.

O princípio da cirurgia é o ” Transplante Folicular ” que consiste em transplantar exclusivamente unidades foliculares. As unidades foliculares são pequenos enxertos de 1 a 4 folículos pilosos encontrado em todos os escalpos humanos. Ele requer habilidade significativa para obter estas unidades da área doadora e julgamento estético apurado para posicioná-los na area receptora. O resultado estético obtido torna-se muito natural.

No método chamado de Unidade de Transplante Folicular (FUT) , uma tira longa e fina é retirada da área doadora e, posteriormente dissecada em unidades foliculares em microscópios especiais.

Uma vez que as unidades foliculares são colhidas, centenas a milhares de sítios (buracos do tamanho de agulha) são feitos na área receptora para receber os microenxertos, período que pode levar várias horas. Os folículos começarão a produzir novos cabelos em 2-3 meses e o cabelo transplantado estará totalmente crescido em cerca de um ano.

Minimizar a cicatriz da incisão doadora é uma parte crítica de um procedimento de transplante de cabelo bem sucedido. Uma cicatriz na área doadora fina permite ao paciente manter o cabelo relativamente curto após a cirurgia e aumenta a quantidade de couro cabeludo que pode ser removido em transplantes de subseqüentes.

Determinar o número de unidades foliculares a serem transplantadas é um aspecto importante do planejamento de um transplante de cabelo para um resultado estético satisfatório. Geralmente mais de uma sessão serão nescessárias.

Para ser um candidato a um transplante de cabelo quatro critérios básicos devem ser cumpridos.

  • A perda de cabelo é suficiente para afetar a maneira como você se enxerga atualmene;
  • Ausencia de resposta à terapia medicamentosa caso opte por utilizar o medicamento;
  • Expectativas realistas sobre o resultado que um transplante pode proporcionar
  • Area doadora satisfatória para realização do transplante atual e futuros;

A cirurgia de transplante capilar não deve ser usado como prevenção, mas sim como um tratamento uma vez que a aparência já foi alterada pela perda de cabelo. Estes procedimentos não impedem a progressão da perda de cabelo genética. Não há benefícios médicos ou cirúrgicos para realizar um transplante de cabelo muito precocemente, exceto para fins estéticos, ao contrário da terapia medicamentosa, que é utilizado na prevenção e quanto mais precoce melhor.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar