Rinoplastia

Também conhecida como rinoplastia, a cirurgia melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais do nariz.

O formato do nariz é geralmente resultado de hereditariedade mas a aparência também pode ter sido alterada por traumas ou cirurgias prévias. 
A cirurgia corrige o tamanho do nariz em relação a demais estruturas faciais, a largura do dorso nasal, 
o perfil do nariz, 
a ponta nasal, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada, 
narinas largas, assimetrias e/ou desvios.

          
A cirurgia do nariz pode ser realizada por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.

A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo são usadas para este propósito. 
Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem das costelas podem ser usadas. 
A correcção de desvio do septo e a redução das saliências no interior do nariz melhoram a respiração.

          
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.

          
Uma espécie de gesso, curative com micropore e tampão internos darão sustentação ao nariz por alguns dias enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas. Pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, o paciente perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer durante o dia e ser um pouco pior pela manhã.

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e o paciente deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar