Pós Bariátrica

Após a cirurgia para redução de peso ou qualquer perda ponderal substancial, a pele e os tecidos não têm elasticidade suficiente para estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. A pele severamente distendida fica sem sustentação resultando em braços flácidos, mamas achatadas com mamilos apontados para baixo, abdome com saliência inferior semelhante a um avental, nádegas, virilha e coxas apresentando flacidez e bolsas suspensas de pele.

A intervenção cirúrgica de contorno corporal após grande perda de peso remove o excesso de pele e gordura melhorando a forma e o tônus do tecido subjacente. O resultado é uma aparência mais natural do corpo com contornos suaves. Esta é a fase final do processo de perda de peso. Se a perda de peso continuar, a flacidez vai reaparecer. Se o peso for rapidamente recuperado, ocorrerá o aparecimento de estrias e cicatrizes alargadas na pele.

Os resultados são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até 2 anos para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende da manutemção estável do peso, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

Os procedimentos da cirurgia plástica que podem ser recomendados após grandes perdas de peso incluem:

  • Lifting da parte inferior do corpo: Corrige a flacidez do abdômen, nádegas, virilha e culotes.

O lifting completo da parte inferior do corpo trata nádegas flácidas, abdômen, cintura, quadris e a parte lateral das coxas em um ou vários, procedimentos. Os tipos de incisão podem variar e podem incluir uma incisão circunferencial, em torno do corpo, para remover o “cinto” de excesso de pele e de gordura.

  • Mastopexia: Corrige a flacidez e seios caídos.

Os padrões de incisão para remoção da flacidez dos seios serão determinados com base na quantidade de excesso de pele a ser removida.

Podem incluir uma única incisão ou uma combinação de incisões com padrão circular em volta do mamilo, uma linha que se estende a partir da aréola ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama “T invertido. O implante de silicone é recomendado para melhorar a forma e o tamanho da mama.

  • Lifting de braços: Corrige a flacidez dos braços,

A flacidez da pele nos braços é tratada com uma incisão na área das axilas, estendendo-se até a parte interna dos braços. Incisões adicionais podem ser necessárias onde quer que haja excesso de pele. Contornos mais suaves e definidos são visíveis quase imediatamente, apesar de inicialmente obscurecidos por inchaço e hematoma.

  • Lifting de coxas: Corrige a flacidez da coxa

A remodelação do contorno das coxas é obtida através de incisões na virilha que podem se estender para baixo, até o joelho, ao longo da parte interna da coxa.

Melhorar o contorno da parte externa da coxa pode requerer uma incisão diferente. Através destas incisões, o cirurgião plástico irá definir os tecidos, objetivando contornos mais suaves.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar