Mentoplastia

A mentoplastia é o procedimento cirúrgico para remodelar o queixo. Várias técnicas podem ser utilizadas de acordo com cada caso individulamente. Muitas vezes recomenda-se a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso das características faciais, melhorar a aparência e o perfil.

A cirurgia de mento pode ser realizada através da inserçao de implantes, de fraturas no próprio osso que podem avançar ou recuar o queixo e lipoaspiração submentoniana em que o tecido adiposo em excesso é removido

Quando existe um problema de má oclusão dentária ou defeitos congênitos na estrutura da própria mandíbula a cirurgia ortognática pode melhorar a forma e a função da face inferior. A avaliação detalhada da face sempre está indicada e o uso de aparelhos ortodônticos pode ser nescessário.

Para aumentar o queixo a incisão é realizada no interior da boca, onde a gengiva e o lábio inferior se encontram para introdução de um implante sintético muito parecido com o tecido natural normalmente encontrado no queixo,. O tamanho e a forma do implante são personalizados de acordo com as configurações faciais de cada paciente. A cicatriz não é visível. Na cirurgia de redução do queixo, as incisões também são feitas no interior da boca e o osso é modelado para um tamanho mais adequado.

A mastigação imediatamente após a cirurgia do queixo provavelmente será limitada e uma dieta de alimentos líquidos e pastosos pode ser necessária por alguns dias. Nos casos isolados de lipoaspiração submentoniana não são nescessárias alterações alimentares.

O resultado definitivo aparece após algumas semanas com o desaparecimento do inchaço. A mentoplastia é um procedimento individualizado e o paciente deve fazê-lo para si próprio e não para satisfazer a vontade de alguém ou adaptar-se a qualquer tipo de imagem ideal

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar