Mamoplastia Redutora

Também conhecida como mamoplastia redutora, a redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional ao contorno corporal e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.

Seios excessivamente grandes podem causar problemas emocionais e à saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar a qualidade de vida. As alterações emocionais e autoestima baixa somam-se aos seios grandes e flácidos gerando grande desconforto e dor para muitas mulheres.

O excesso do volume e flacidez dos seios pode levar a limitação nas atividades físicas

, dor nas costas, pescoço e ombros, depressão no local de apoio das alças do sutiã, irritação da pele abaixo do sulco da mama. As aréolas podem aprentarem alargadas e os mamilos pendentes até abaixo do sulco mamário.

Além dos exams pré-operatorios habituais uma mamografia ou ultrassonografia deve ser realizado antes da cirurgia para ajudar a detectar quaisquer patologias ou mudanças futuras no tecido mamário.

A cirurgia de redução de mama geralmente é realizada através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de lipoaspiração, em conjunto com as técnicas descritas abaixo. A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada por suas particularidades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, suas preferências pessoais e aconselhamento médico. As opções de incisão incluem:

  • Padrão circular em torno da aréola.
  • Padrão de fechadura ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama,
  • Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. A aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (enxerto livre de mamilo).

As linhas de incisão que permanecerem são visíveis e as cicatrizes permanents. No entanto, geralmente ficam bem escondidas sob maiô ou sutiã e tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo.

Após o procedimento de redução das mamas um curativo com gazes e micropore serão aplicados nas incisões. Um sutiã elástico cirurgico é utilizado para minimizar o inchaço e sustentar os seios. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

O novo tamanho da mama ajudará a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia. A mama mais proporcional poderá melhorar sua autoestima e autoconfiança. No entanto, ao longo do tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.

Os resultados da cirurgia de redução das mamas são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.A cirurgia é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outras pessoas ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar