Laser

A tecnologia para estes tratamentos se encontra na terceira geração, por meio de um equipamento que associa radiofrequência e o infravermelho. Uma sinergia que permite agir em manchas da pele e flacidez, numa mesma sessão. O tratamento a laser pode reduzir rugas faciais, cicatrizes e manchas. Este procedimento remove a pele danificada de uma maneira muito precisa, uma camada por vez. Esta abordagem permite que haja menos problemas com hiper ou hipopigmentação da pele. 
O feixe de laser remove a camada externa da pele e simultaneamente aquece a camada subjacente, chamada de derme. Esse mecanismo atua estimulando a produção natural de colágeno ao mesmo tempo em que diminui as cicatrizes traumáticas e cirúrgicas, ameniza as manchas na pele e atua de modo satisfatório sobre as estrias.

O laser Co2 Fracionado atua disparando vários “microfeixes” de modo que não atinge a região tratada de forma intensa e ininterrúpta. Dessa forma, as pequenas partes da pele que não são atingidas, auxiliam no processo de cicatrização das demais, ou seja, agem como “pontes” que favorecem a reestruturação do tecido. O tratamento com laser CO2 fracionado deve ser feito três ou quatro sessões, com duração de 20 a 45 minutos cada uma. Geralmente, entre uma sessão e outra, dá-se um intervalo de no mínimo três semanas. Entretanto, o número de sessões, bem como a duração de cada uma, somente pode ser definidos pelo cirurgião plastic de acordo com cada caso. Nos primeiros dias após as sessões, a pele pode tomar uma coloração rósea e apresentar inchaço.

Para melhores resultados são nescessários tratamentos adicionais para preparar a pele para o procedimento a laser. Muitas vezes, estes tratamentos têm início semanas antes do procedimento agendado. Os tratamentos são personalizados para cada tipo de pele e para minimizar as complicações. O procedimento leva de 30 minutos a duas horas dependo da area a ser tratada.

O tempo de recuperação do paciente dura de três a sete dias. Isso significa que não há a necessidade do afastamento das atividades rotineiras. A recomendação que se faz após o uso do laser CO2 fracionado é que se tenha um maior cuidado com a incidência dos raios solares sobre a pele. Assim, é indicado que se use filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB.

O laser CO2 fracionado possui diversas indicações, entre elas:

  • Cicatrizes de Acne: O laser CO2 fracionado pode obter bons resultados no tratamento de cicatrizes de acne. Em algumas sessões é possível perceber a diminuição das depressões causadas pela doença.
  • Tratamento de Rugas: Assim como as cicatrizes de acne, o tratamento de rugas a laser ajuda no nivelamento das depressões causadas por rugas de expressão, por exemplo.
  • Manchas na Pele: Com o laser CO2 fracionado, é possível realizar um bom tratamento de manchas na pele, de modo a estimular o rejuvenescimento da região em que foi aplicado.

Algumas pessoas que se submetem ao tratamento a laser podem ver uma diferença imediata na pele tratada. O processo de melhora continua por até um ano. Embora os efeitos do tratamento a laser durem por muitos anos, o processo normal de envelhecimento faz com que rugas e linhas de expressão reapareçam. O tratamento pode ser repetido se necessário.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar