Gluteoplastia

Gluteoplastia e a cirurgia destinada ao aumento dos glúteos. É realizada através da colocação de uma prótese de gel de silicone dentro do músculo glúteo maior e/ou através do enxerto de gordura retirada de outras áreas do corpo do próprio paciente. A lipoenxertia não deixa cicatrizes e no caso de próteses a cicatriz fica escondida no sulco glúteo (prega entre as nádegas) e de difícil percepção. Os pacientes que mais se beneficiam com estes procedimentos são pessoas jovens, com pouca ou nenhuma flacidez e apresentam os glúteos planos, pequenos e sem projeção. Nas pessoas com mais idade, que apresentam, além da pouca projeção, certa flacidez de pele e queda dos glúteos a prótese não melhora o aspecto do “bumbum caído”, mas pode melhorar a flacidez e disfarçar o problema. Para corrigir a ptose (queda) e flacidez excessiva dos glúteos é necessário associar o procedimento de lifting dos glúteos. Recentemente muitos homens têm procurado esta cirurgia com resultados igualmente satisfatórios. As próteses são feitas de gel de silicone de alta coesividade e resistência e variam de tipos e modelos de acordo com a necessidade de cada paciente. Quanto a forma podem ser redondas ou ovais e ao envoltório ser lisas ou texturizadas. A localização da prótese é o fator mais importante no bom resultado da cirurgia. A prótese é colocada exatamente abaixo ou no meio do maior músculo do glúteo ( glúteo máximo). O posicionamento profundo da prótese impede que a mesma apareça na superfície ou que seja palpável. Na lipoenxertia o resultado é variável pois parte da gordura será inicialmente absorvida sendo necessário uma hipercorreção do problema para que o resultado alcançado possa se assemelhar a uma prótese de glúteo.

Nos casos de grandes atrofias ou depressões glúteas como observado em sequelas de infecções e injeções, a repetição da lipoenxertia pode ser necessária na tentativa de alcançar um resultado satisfatório

É muito frequente a gluteoplastia ser associada com lipoaspirações dorsal, dos flancos e da região abdominal. Com isso, e possível a melhora de todo o contorno corporal e não somente do glúteo. É sempre importante ter em mente que em qualquer cirurgia plástica os resultados devem ser realistas e compatíveis com o corpo de cada paciente. Durante a sua consulta será discutida a sua indicação e a possibilidade do resultado a ser alcançado.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar