Ginecomastia

Também conhecida como ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes.

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade para esconder sua condição. Os adolescentes podem se beneficiar da cirurgia, embora procedimentos secundários futuros possam ser necessários, , devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

É caracterizada por excesso de gordura , excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou uma combinação de ambos. Pode ocorrer uni ou bilateralmente. Nos casos em que a ginecomastia é resultado de excesso de tecido adiposo, somente técnicas de lipoaspiração são utilizadas. Técnicas de excisão são recomendadas quando o tecido glandular mamário ou excesso de pele devem ser removidos para corrigir a ginecomastia. A excisão também é necessária se a aréola precisar ser reduzida, ou o mamilo reposicionado para se obter um contorno natural. Padrões de incisão variam dependendo das particularidades anatômicas do paciente. Muitas vezes, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração e excisão.

Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e uma malha elástica pós cirúrgica é utilizada para diminuir o inchaço e dar suporte à mama operada. 
Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar