Peeling Químico

Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irregular, enrugada, manchada ou com cicatrizes. O peeling químico utiliza uma solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço, nas mãos, nos braços e em estrias.

Nos peelings, soluções químicas são cuidadosamente aplicadas na pele para melhorar a textura e remover as camadas danificadas. Os produtos químicos utilisados podem ser o fenol, o ácido tricloroacético e os ácidos alfahidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada será ajustada para atender às suas necessidades específicas. De acordo com as camadas atingidas da pele o peeling pode ser superficial, médio e profundo.

O peeling químico superficial está indicado para pigmentação irregular da pele, ressecamento, acne ou rugas superficiais,. Este tipo de peeling remove apenas a camada exterior da pele (epiderme) com uma esfoliação leve, resultando num brilho saudável. Será utilizado uma combinação de alfa hidróxidos e beta hidróxidos ácidos, tais como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico. Todos estes produtos químicos são brandos. Você pode repetir estes tratamentos semanalmente, até alcançar os resultados desejados.

O peeling químico médio é utilizado para tratar cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele. Os produtos químicos utilizados para este tipo de peeling irão remover as células epiteliais tanto da camada exterior da pele (epiderme) quanto da parte superior da camada média (derme). Pode-se utilizar o ácido tricloroacético, por vezes associado a hidroxiácidos.

O peeling químico profundo pode ser indicado para rugas faciais profundas, pele danificada pelo sol, cicatrizes, áreas com aparência manchada ou até mesmo lesões pré-cancerígenas. Utiliza-se uma substância mais forte, chamada fenol, que penetra até a camada inferior da pele (derme profunda). Para este tipo de peeling, pode ser necessário anestésico local e sedação para diminuir qualquer desconforto. Os resultados são excelentes, no entanto, a recuperação leva mais tempo.

Em pacientes portadores herpes labial, há um pequeno risco de reativação. A prescrição de medicação antes e imediatamente após a realização do peeling químico, está indicada a fim de evitar o reaparecimento da herpes. O peeling deve ser cuidadosamente avaliado em pacientes com histórico de quelóides ou disturbios de cicatrização.

O peeling químico pode ser associado a outros procedimentos estéticos da face como preenchimentos, aplicação de toxina botulínica entre outros. A combinação de terapias pode contribuir para otimizar os resultados e evitar a formação de novas linhas e rugas.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar