Dermoabrasão

A dermoabrasão ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica. O tratamento suaviza as irregularidades da superfície, dando à pele uma aparência mais suave. A dermoabrasão é mais frequentemente utilizada para melhorar a aparência da pele, cicatrizes, rugas faciais superficiais, tais como as rugas ao redor da boca. O procedimento também pode ser usado para remover tumores pré-cancerígenos, denominados queratoses e cicatrizes profundas de acne. A dermoabrasão pode ser realizada em pequenas áreas da pele ou sobre toda a face, podendo ser feita isoladamente ou juntamente com outros procedimentos tais como facelift ou peeling químico.

A dermoabrasão é um procedimento seguro quando realizado por um médico experiente e o risco mais comum é alteração na pigmentação da pele. O escurecimento permanente da pele pode ocorrer em devido à exposição ao sol nos dias ou meses após o procedimento. Podem surgir pequenas espinhas após o procedimento que desaparecem espontaneamente.

A dermoabrasão é geralmente utilizada para imperfeições mais profundas tais como cicatrizes de acne. Uma abordagem que não seja química pode, também, ser a melhor opção para pessoas com pele ligeiramente mais escura, especialmente quando se trata de áreas limitadas no rosto. A dermoabrasão tem menos probabilidade de produzir alterações extremas e contrastes na cor da pele.

A dermoabrasão é realizada sob anestesia local e sedação. Em casos mais severos pode ser nescessário anestesia geral. O procedimento leva de alguns minutos a uma hora e meia, dependendo da extensão da área de pele envolvida. O procedimento pode ser executado 
mais de uma vez, em especial quando a cicatriz é profunda ou grande área de pele está envolvida. Na dermoabrasão, o cirurgião raspa a camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumental contendo partículas de diamante, ligados a um cabo motorizado. A raspagem continua até que o cirurgião alcance o nível mais seguro, deixando as cicatrizes menos visíveis.

Logo após o procedimento, a pele fica bastante vermelha e inchada podendo ocorrer um pouco de formigamento, queimação ou ardor que podem ser controlados com medicamentos prescritos. Uma crosta irá se formar sobre a área tratada durante o processo de cicatrização. A crosta irá cair à medida que uma nova camada de pele é formada.

Tratamentos de refinamento oferecem grandes melhorias à pele, no entanto, levará certo tempo até que os resultados finais apareçam. O rosado da pele vai demorar cerca de três a seis meses para desaparecer. Enquanto isso, provavelmente, você terá de usar cremes antialérgicos. Quando a nova pele estiver totalmente repigmentada, a cor deve aproximar-se da pele circundante, tornando o procedimento praticamente indetectável.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar