Reconstrução Mamária

A reconstrução da mama é conseguida através de várias técnicas de cirurgia plástica que tentam restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia.

A reconstrução da mama é um procedimento físico e emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Uma nova mama pode melhorar radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. Embora a cirurgia possa lhe dar uma mama relativamente natural, a mama reconstruída nunca será igual a mama que foi removida.

A cirurgia reconstrutora envolve vários procedimentos realizados em múltiplos estágios. Pode ser realizada no mesmo tempo que a mastectomia ou

 adiada até que você se recupere da primeira cirurgia ou de tratamentos adicionais para o câncer. Se apenas uma mama é afetada, somente esta pode ser reconstruída. Porém cirurgias de redução, pexia ou aumento da mama oposta podem ser recomendados melhorar a simetria de ambas as mamas.

Às vezes, a mastectomia ou tratamento com radiação podem deixar tecido insuficiente na parede torácica para cobrir e sustentar o implante mamário. O retalho TRAM utiliza o músculo, a gordura e a pele do abdômen da paciente como area doadora para reconstruir a mama. O retaho latissimus dorsi utiliza como doador o músculo grande dorsal, a gordura e a pele das costas da paciente associado a um implante de silicone para reconstruir a mama.

A técnica de reconstrução com expansão de tecidos permite recuperação mais rápida que os procedimentos utilizando retalhos. No entanto, é um processo de reconstrução mais demorado. Este procedimento requer muitos retornos ao consultório, por 4 a 6 meses, após a colocação do expansor, para enchê-lo através de uma válvula interna e expandir a pele. Um segundo procedimento cirúrgico será necessário para substituir o expansor, que não é concebido para servir como implante permanente. Atualmente existem próteses híbridas compostas de gel de silicone coesivo associado a compartimento para expansão da pele com soluçào salina em seu interior. Nesta técnica as próteses expansíveis funcionam como implante defifinitivo após expandidas e retirada da valvula . Neste caso é nescessário somente um tempo cirúrgico. O implante mamário pode ser um complemento ou uma alternativa para técnicas de retalhos. Reconstrução com implantes podem ou não requerem expansão de tecido dependendo de cada caso.

A reconstrução da mama é finalizada através de uma variedade de técnicas para reconstruir o mamilo e a areola. A mama reconstruída não terá a mesma sensibilidade que a mama que substitui. As cicatrizes são visíveis e estarão sempre presentes na mama, seja após a reconstrução ou a mastectomia,

 Algumas técnicas cirúrgicas irão deixar cicatrizes no local doador, geralmente localizadas em áreas menos expostas do corpo, como nas costas, no abdômen ou no glúteo.

É importante que a paciente se sinta pronta para o aspecto emocional envolvido na reconstrução de mama. Pode levar algum tempo para aceitar os resultados da reconstrução. A reconstrução da mama é um procedimento individualizado. A paciente deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar adaptar-se a qualquer tipo de imagem ideal.

Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e coordenador do serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Biocor em Belo Horizonte. É concursado como médico cirurgião plástico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( FHEMIG) e atualmente possui uma clínica própria de Cirurgia Plástica e Estética Avançada em Belo Horizonte onde atende.

Deixe aqui seu comentário

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Comentário

Retornar